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Gostou de ver nossos exemplos de metodologias ativas? Agora que você já conhece mais sobre eles, leia nosso próximo artigo e saiba como elaborar um plano de aula com metodologia ativa e torne suas aulas mais dinâmicas!

Esse modelo enfatiza a necessidade de empreender uma gestão para obter resultados econômicos, sociais e ambientais positivos, que esse autor denomina linhas dos pilares da sustentabilidade. A ecoeficiência é uma prática que se dá entre as linhas dos pilares econômicos e ambientais. Isso implica desenvolver bens e serviços que satisfaçam as necessidades humanas a preços competitivos e que reduzam progressivamente os impactos ambientais a um nível próximo suportável pela Terra (ELKINGTON, 2001, p. 82). Inovações ecoeficientes são, por exemplo, as que reduzem a quantidade de materiais e energia por unidade produzida, eliminam substâncias tóxicas e aumentam a vida útil dos produtos. Porém, elas podem gerar desemprego, destruir competências, prejudicar comunidades ou segmentos da sociedade, entre outros problemas sociais. Por isso, a dimensão social deve estar presente de forma explícita, para que a inovação ecoeficiente seja também uma inovação sustentável. Esse é um excelente momento para receber sugestões e críticas, que serão fundamentais para aprimorar o trabalho nas escritas subsequentes. Se o argumento estiver logicamente bem construído, se a arquitetura do artigo for consistente, as críticas idealmente não serão uma questão de opinião ou de perspectiva teórica ou metodológica, e não invalidarão meu trabalho2 2 .

Que tal inspirar-se nos exemplos de resumos de artigos científicos aqui apresentados? Com a prática, você perceberá que o exercício de condensar ideias em poucas palavras não é tão difícil assim. Aproveite e deixe um comentário com sua opinião sobre as dicas de hoje! O trabalho descreve uma pesquisa etnográfica conduzida em metrôs das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Partindo-se da hipótese de que o sistema metroviário funcionaria como um espaço heterotópico Foucaultiano, pretendeu-se identificar dinâmicas interacionais entre os sujeitos que transitam por esses lugares. Deu-se especial ênfase aos horários de pico, nos quais a circulação de pessoas torna-se mais complicada, devido ao alto volume de transeuntes num espaço exíguo. O artigo também dialoga com a teoria do interacionismo simbólico para compreender as ações dos sujeitos. Trata-se de uma reflexão oriunda de uma pesquisa ainda em andamento e, portanto, sem pretensão de respostas conclusivas. Sameshima e Melnick16 realizaram superposições cefalométricas durante o tratamento e após seu término. Relataram que, com o MEF, as alterações em tamanho, forma e posição das estruturas da face são facilmente visualizadas, ajudando na interpretação dos resultados.

As vantagens deste método em relação a outros, como por exemplo modelos fotoelásticos, seriam inúmeras, dentre estas a relativa facilidade de se modelar estruturas geométricas complexas e irregulares de tecidos naturais e biomateriais de diferentes propriedades. Além disso, o programa permite a simulação de diversas magnitudes de força em diferentes pontos de aplicação. Inovação, segundo o Manual de Oslo, é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, nas organizações do local de trabalho ou nas relações externas (OECD, 1997, p. 55). Com base nessa definição, Kemp e Pearson (2008) definiram "ecoinovação" como "a produção, assimilação ou exploração de um produto, processo de produção, serviço ou método de gestão ou de negócio que é novo para a organização (desenvolvendo ou adotando-a) e que resulta, ao longo do seu ciclo de vida, em reduções de riscos ambientais, poluição e outros impactos negativos do uso de recursos, inclusive energia, comparado com alternativas pertinentes" (KEMP; PEARSON, 2008, p. 7; tradução nossa e grifo dos autores).

Os efeitos econômicos são relativamente fáceis de prever, pois há uma enorme quantidade de instrumentos desenvolvidos para isso, e as empresas inovadoras sabem como usá-los. Os efeitos sociais e ambientais são mais difíceis de serem avaliados previamente, pois envolvem muito mais variáveis, incertezas e interações. Por isso, o que mais se observa é a continuidade do entendimento convencional acompanhado de um discurso que incorpora a temática do desenvolvimento sustentável que fica apenas na boa intenção, quando não é um meio de se apropriar de uma ideia que está ganhando importância para a população e os formadores de opinião. O desenvolvimento sustentável requer a combinação de mudanças técnicas e sociais, uma vez que estas estão profundamente relacionadas (SCHOT; GEELS, 2008). Um exemplo interessante das aplicações do MEF pode ser constatado no trabalho de Tanne, Burstone e Sakuda18. Os autores modelaram um incisivo central, seu respectivo ligamento periodontal e osso alveolar para o estudo da distribuição das tensões nestas estruturas, após a aplicação de uma força.

" (Trecho retirado da conclusão da redação nota mil do Enem 2018 de Thais Saeger) O presente artigo relata como foi implementado o projeto Cariacica contra a Dengue, no município de Cariacica/ES. O objetivo da campanha foi localizar focos do mosquito transmissor e ensinar à população local maneiras de combater o Aedes aegypti. Para tanto, foram espalhadas armadilhas de oviposição em diferentes bairros da cidade. Após a análise desses indicadores, perceberam-se zonas em que a presença de larvas e insetos adultos era mais proeminente. Esses lugares receberam a visita de agentes de saúde, que não apenas eliminaram repositórios de água parada, como também aplicaram questionários com as famílias acerca de seu conhecimento sobre as maneiras de prevenir a proliferação do mosquito. Constatou-se que, devido à intervenção direta das equipes, pôde-se evitar uma epidemia de dengue na cidade, uma vez que as zonas de risco receberam atenção no momento certo. Críticas ao desenvolvimento sustentável também não são poucas.

Nunca reapresente um artigo rejeitado sem revisá-lo, mesmo que seja para uma revista de menor prestígio: o mundo acadêmico é bem pequeno e existem grandes chances de que o mesmo parecerista receba seu artigo novamente. Se ele não foi melhorado, você já pode adivinhar o resultado dessa nova tentativa. Nesse artigo, então, ofereço algumas alternativas e sugestões para superar esse gap de maneira consistente, bem como as primeiras ferramentas para a elaboração de um artigo acadêmico em ciências sociais. Antes de iniciar o planejamento para desenvolver o artigo, bem antes de preencher as lacunas de um artigo no formato Introduction - Method - Results - and - Discussion (IMRaD), antes de listar argumentos e montar a estrutura do texto, tem algum caminho pela frente. Esse trabalho oferece, então, pistas para percorrer esse caminho e alguns marcos para não se perder no percurso até publicação. De acordo com os conceitos de sustentabilidade desse movimento, as inovações devem gerar resultados econômicos, sociais e ambientais positivos, ao mesmo tempo, o que não é fácil de fazer, dadas as incertezas que as inovações trazem, principalmente quando são radicais ou com elevado grau de novidade em relação ao estado da arte.

Devido aos impactos negativos que em geral acompanham as inovações, como emissões de poluentes e esgotamento de recursos naturais, a definição enfatiza a redução de problemas, tendo como pressuposto que os benefícios econômicos serão percebidos de alguma forma. Desse modo, o aprimoramento dos modelos de organização sustentáveis, as diversas formas da sua institucionalização em âmbito global, o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, a gestão de inovações para o desenvolvimento sustentável, serão temas cada vez mais importantes nos estudos futuros. Um aspecto em geral negligenciado nos modelos de organização sustentável refere-se ao consumo.

Por meio deste método foi possível variar a altura do osso alveolar, simulando diferentes níveis de suporte periodontal, e comparar os resultados com diferentes comprimentos de raiz do mesmo elemento dentário, demonstrando a versatilidade do MEF em pesquisas científicas. Caso o mesmo estudo fosse realizado por outro método, como por exemplo laser holográfico, seriam necessários uma aparelhagem e suporte muito mais complexo, dificultando a execução do mesmo. A estrutura de um artigo - como a de um conto (ver Cortázar, 2013CORTÁZAR, Julio. Clases de literatura. Berkeley; Buenos Aires: Alfaguara, 2013 [1980]. : 29-32) - é intencional, fechada, e requer, por motivos técnicos (o limite de palavras e o estilo comunicativo, basicamente) ser bem pensada. O autor de um bom artigo, como o de um bom conto, irá apresentando os personagens, as ações, os desfechos sempre aos poucos, mas em momentos bem pensados. Algumas informações que são lógica ou cronologicamente anteriores, sem as quais os elementos que virão depois não poderão ser compreendidos, serão apresentadas primeiro. Mas essa organização acontece durante as várias reescritas, de modo a outorgar uma ordem, uma organização e uma dinâmica internas. Por exemplo: comecei essa seção afirmando que para escrever é fundamental ler e, na continuação, mencionei três motivos que sustentam essa afirmação.

De acordo com Rubin et , o impacto do ligamento periodontal perante a distribuição das tensões, no MEF, é pequeno, fazendo com que esta estrutura possa ser desprezada durante a modelagem. Entretanto, quando se objetiva analisar as tensões geradas nesta membrana, sua modelagem deverá ser realizada. Estes mesmos autores relatam ainda que a polpa apresenta um suporte muito pequeno à carga e os valores de suas propriedades poderiam ser desconsiderados quando comparados aos dos outros tecidos. Portanto, sua modelagem não resultaria em diferenças significantes no resultado, não justificando sua inclusão na maioria dos casos. A divisão entre osso cortical e esponjoso também já foi discutida na literatura. Segundo Andersen, Pedersen e Melsen1, as alterações dos resultados, considerando ou não esta divisão, são muito pequenas, permitindo a simplificação do modelo em apenas um tipo de osso alveolar. Por último, mas não menos importante: o formato do artigo. Podemos encontrar dois principais estilos em revistas acadêmicas. O estilo IMRaD é o mais ensinado em livros sobre redação científica e tem se tornado o modelo hegemônico de publicação científica, pelo menos a partir dos anos 1970 (Solaci & Pereira, 2004SOLACI, Luciana; PEREIRA, Mauricio.

Um estudo realizado por Provatidis12 analisou a resposta do movimento dentário (localização dos centros de resistência e rotação) após a aplicação de cargas, utilizando diferentes propriedades do ligamento periodontal, sendo consideradas cinco diferentes propriedades deste tecido. O primeiro modelo foi composto por um ligamento periodontal isotrópico e linearmente elástico, desconsiderando suas fibras, outros três modelos não lineares e anisotrópicos compostos de fibras periodontais arranjadas em três diferentes orientações, e um quinto modelo considerando o ligamento como ortotrópico, composto de fibras e estrutura contínua. Baseado nos resultados, o autor pôde comparar e concluir sobre a melhor maneira de se modelar esta estrutura em trabalhos científicos e afirmou que todos os tipos de ligamento se encontravam dentro de uma margem de erro clinicamente aceitável. A escrita de um artigo científico não termina quando você o envia para a revista.

The introduction, methods, results, and discussion (IMRaD) structure: a fifty-year survey. Journal of Medicine Library Association, v. 92, n. 3, p. 364-367, 2004. ). Considerado o único formato possível para as ciências duras, é adotado crescentemente nas publicações das ciências sociais em inglês, especialmente nos Estado Unidos. Os artigos IMRaD são estruturados em Introdução, Métodos, Resultados e Discussão4 4 . Vários autores têm descrito o modelo IMRaD e como preencher cada uma das seções. Ver, por exemplo, Slafer (2009), Bursztyn, Drummond e Nascimento (2010), Hartleyk (2012), Branson (2004), dentre muitos outros. . A grande vantagem desse modelo, é que facilita tanto a leitura de resultados de pesquisa - conforme aponta Hartleyk (2012HARTLEYK, James. New ways of making academic articles easier to read. International Journal of Clinical and Health Psychology, v. 12, n. 1, p. 143-160, 2012. ) -, quanto argumentos que não precisam de uma construção retórica mais complexa para fazerem sentido. Assim, em lugar de precisar seguir linearmente a totalidade dos conteúdos do texto, os leitores podem ir diretamente nas seções específicas que fornecerão as informações que estão procurando.

Estes últimos pela ênfase no desenvolvimento endógeno de bases comunitárias e pela crítica ao crescimento econômico de caráter imitativo, que procura reproduzir os padrões de consumo e os processos sociais ocorridos nos países industrializados (SACHS, 1986, p. 53). Assim, atacadas por atores poderosos no cenário internacional, as idéias concernentes ao ecodesenvolvimento foram deixadas de lado. Não levaria muito tempo para que surgisse a expressão desenvolvimento sustentável, trazendo outros conceitos e que se tornaria um sucesso mundial. Os artigos rejeitados, se melhorados seguindo as orientações dos pareceristas, têm maiores chances de serem aceitos para publicação no futuro próximo, em revistas ainda mais prestigiosas que aquela que rejeitou a primeira versão. Artigos rejeitados mais de uma vez, após o trabalho de revisão e edição podem até ser publicados em revistas que estão no topo do prestígio científico. Então, mesmo que rejeitado, a escrita do artigo só cessa quando ele for publicado. Mas, atenção! Releia o parágrafo acima e preste atenção às palavras-chave marcadas em itálicas: a (re)escrita contínua é a chave do sucesso.

Na sequência, aponto conexões entre escrita e leitura, de modo de sensibilizar o leitor para o meu argumento. Assim, ao iniciar a seção, o leitor é informado logo sobre a ideia principal e os argumentos que, subordinados, sustentam essa afirmação. Portanto, para demonstrar meu ponto, organizo lógica e retoricamente meu texto de maneira a sustentar meu argumento, fornecendo recursos teóricos, metodológicos e empíricos para tanto. Alternativamente, poderia ter começado simplesmente afirmando que a escrita não é uma atividade natural, indo seguidamente a dar exemplos para, no meio do texto, lembrar a minha ideia principal, que é sublinhar a importância da leitura para a escrita. Ainda que todos os argumentos sejam exatamente os mesmos, a ideia principal perdida no meio do texto e os argumentos subsidiários desordenados (ou confundidos com a ideia principal, por exemplo), fariam com que a leitura fosse mais cortada e que, ulteriormente, o argumento principal que procurava desenvolver, ficasse encoberto.

Exemplos de resumos de artigos científicos

O crescimento econômico como condição necessária para erradicar a pobreza, um objetivo do desenvolvimento sustentável constante no relatório da CMMAD (1991, p. 53), encontra muitas objeções, pois há quem entenda que o crescimento econômico é a origem dos graves problemas ambientais e sociais observados no mundo contemporâneo. Daly (1991) está entre os que criticam o relatório por esse motivo. Muitos enxergam novas aspirações empresariais por trás da agenda da sustentabilidade, enquanto outros veem a continuação de antigas aspirações pelo controle ou dominação dos recursos mundiais (HOLLAND, 2003, p. 392). O crescimento econômico é algo sempre desejado e perseguido por empresários e políticos, o que explicaria a grande adesão que eles deram ao movimento da sustentabilidade. Há os que consideram confusos e contraditórios os conceitos relativos ao desenvolvimento sustentável, como Faber e outros (2006), que examinaram esse assunto sob a ótica empresarial. As dificuldades para colocar em prática os conceitos associados ao desenvolvimento sustentável em face da grandiosidade dos seus objetivos geram ceticismos dos mais diversos.

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Em determinadas ocasiões, os pareceristas consideram que o artigo não cumpre os requisitos mínimos de publicabilidade ou precisa de mais tempo de trabalho e maturação (ver Martín, 2016aMARTÍN, Eloísa. How double-blind peer review works and what it takes to be a good referee. Current Sociology, v. 64, n. 5, p. 691-698, 2016a. ). Nesses casos, os editores costumam rejeitar o artigo. A rejeição de artigo é cada vez mais normal, pois as revistas recebem um número cada vez maior de submissões e os autores têm cada vez menos tempo para se dedicar a preparar um bom texto. Ter um artigo rejeitado nunca é uma experiência agradável, mas é absolutamente normal: quanto mais você submete para publicação, mesmo sendo um pesquisador renomado, estatisticamente falando, mais chances tem de ter um artigo rejeitado. Pesquisas internacionais mostram que quase todos os pesquisadores têm a experiência de trabalho rejeitado alguma vez - entre 85 e 90 de autores proeminentes admitem ter passado pela experiência (Gans & Shepherd, 1994GANS, J. S.

Norgaard (1994) considera impossível definir desenvolvimento de um modo operacional em detalhe e com o nível de controle com base nas premissas dominantes da modernidade, tais como atomismo, mecanicismo, universalismo. Porrit (2003, p. 111) propõe que seja denominado "desenvolvimento marginalmente menos insustentável". Vale lembrar que, no ambiente francofônico, a expressão usada é desenvolvimento durável ou duradouro (développement durable). Não se trata apenas de mudança de nome para atender veleidades nacionais. "Duradouro" é um termo mais adequado do que "sustentável' para qualificar um projeto de transformação da sociedade global, pois, como sustentável não especifica uma dimensão temporal, pode referir-se a qualquer prazo futuro, inclusive os prazos políticos subordinados aos calendários eleitorais e os horizontes de planejamento empresariais, em geral não superiores a cinco ou dez anos. Organização inovadora "é a que introduz novidades de qualquer tipo em bases sistemáticas e colhe os resultados esperados" (BARBIERI, 2007, p. 88). A expressão "bases sistemáticas" significa a realização de inovações com autonomia, intencionalidade e proatividade.

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Entre as tarefas de um SNI está a de identificar oportunidades e a capacidade do país de aproveitá-las, baseando-se no conhecimento científico e tecnológico básico existente. Tanne e Sakuda21 utilizaram técnicas histológicas e matemáticas (MEF) em um mesmo objeto de estudo, com o intuito de comparar os resultados, e encontraram similaridade entre as metodologias aplicadas. Além disso, os autores afirmaram que os resultados de uma análise tridimensional, quando comparada com uma bidimensional, foram melhor elucidados. Um modelo tridimensional permite uma avaliação dos três planos do espaço e, como os movimentos ortodônticos são muito complexos, uma avaliação mais precisa dos resultados pode ser obtida. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), os resumos de artigos científicos devem destacar os objetivos, o método utilizado e os principais resultados e conclusões do documento.

Um juízo simplório à revisão de pares nas ciências sociais é acreditar que, apenas por não concordar com o denominado marco teórico, um parecerista poderia rejeitar um artigo. Ainda que de fato isso às vezes possa acontecer, uma boa revisão de pares observa a relevância, a originalidade e a construção lógica do argumento, validando a partir desses critérios sua pertinência científica. Para uma análise mais compreensiva da revisão de pares em revistas acadêmicas, ver Martín (2016a). . Ao contrário: essas avaliações negativas não devem ser tomadas como motivo de frustração, pois é apenas através delas que podemos corrigir os erros, melhorar os pontos fracos e reforçar os pontos fortes que, talvez, ainda não estejam claramente definidos. Desse modo, é imperiosa uma ação do MEC, que deve, por meio da oferta de debates e seminários nas escolas, orientar os alunos a buscarem informações de fontes confiáveis como artigos científicos ou por intermédio da checagem de dados, com o fito de estimular o senso crítico dos estudantes e, dessa forma, evitar que sejam manipulados.

Não basta, para as empresas, apenas inovar constantemente, mas inovar considerando as três dimensões da sustentabilidade, a saber: A diferença da maioria das universidades anglofalantes1 1 . Refiro-me, aqui, a disciplinas obrigatórias oferecidas tanto na graduação como na pós-graduação nas universidades do Canadá e dos Estados Unidos, e aos laboratórios e retiros de escrita oferecidos a doutorandos e professores, organizados em universidades do Norte Global, que procuram não apenas ensinar a escrever, mas facilitam a experiência de escrita e o tempo necessário para tanto. Nas universidades brasileiras, alguns departamentos oferecem eventualmente minicursos e disciplinas optativas de escrita acadêmica, mas não há, até o momento, um treinamento contínuo de escrita, como parte da formação em ciências sociais.

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211). Em face da criação desses partidos na década de 1970 nos países desenvolvidos do Ocidente, deu-se como certo que o movimento ecologista tem essa origem. As contribuições de países de outras regiões foi solenemente ignorada. Não mencionam, por exemplo, que as lutas de Chico Mendes já traziam uma proposta socioambiental própria do entendimento de desenvolvimento sustentável. Se mais propostas não surgiram por aqui, não se deve à falta de percepção da problemática socioambiental e de propostas, mas ao regime ditatorial que grassava por toda região latino-americana. Es una base de datosbibliográficaderesúmenesy citas de artículosde revistas científicas. Ofreceperfiles de autorque cubre afiliaciones, número depublicaciones, referencias y detalles del número de citas que ha recibido cadadocumento publicado. Aunque es multidisciplinaria, puedelimitaráreas temáticas en ingeniería industrial y manufacturera. Essa proposta desagradaria tanto aos defensores do dirigismo estatal quanto aos da livre iniciativa.

A estrutura fixa e de conteúdos preestabelecidos em cada uma das seções facilita tanto a escrita como a leitura e posterior citação do artigo. No final dos anos 1980, os economistas Richard Nelson e Christopher Freeman desenvolveram o conceito de Sistema Nacional de Inovação (SNI), entendido como "uma construção institucional, produto de uma ação planejada e consciente ou de um somatório de decisões não planejadas e desarticuladas, que impulsiona o progresso tecnológico em economias capitalistas complexas" (ALBUQUERQUE, 1995, p. 4). Tal construção envolve as universidades, agências governamentais, institutos tecnológicos, empresas, associações de cientistas e engenheiros, que se articulam com os sistemas educacional, industrial e empresarial e com as instituições financeiras, completando o circuito dos agentes que são responsáveis pela geração, implementação e difusão das inovações tecnológicas.

Como o sistema operacional produtivo e as inovações de produto e de processo, ao atender as três dimensões da sustentabilidade, devem gerar ganhos para o meio ambiente em termos de redução no uso de recursos e de emissões de poluentes, o aumento da produção pelo incitamento à demanda por novos produtos pode neutralizar ou até superar esses ganhos. Levar em conta essa possibilidade dando-lhe um tratamento adequado é um dos maiores desafios para o alinhamento das empresas ao modelo de organização inovadora sustentável. Nota-se que "ecoinovação" refere-se à "ecoeficiência", um modo de atuação que resulta da interseção de duas dimensões da sustentabilidade, a econômica e a social, conforme mostra a Figura 1. A Figura 1a representa as três dimensões da sustentabilidade em termos gerais, já amplamente conhecida; a Figura 1b é uma representação específica para as empresas, na qual a dimensão econômica é representada pelo lucro, condição necessária para a sua continuidade ao longo do tempo. A Figura 1c é a representação do modelo triple bottom line, desenvolvido por John Elkington.

As frases precisam ser concisas e informativas, de maneira que, num único parágrafo, seja possível compreender do que se trata a pesquisa. Os estudantes de graduação e pós-graduação deveriam começar combinando com a orientadora a planificar a pesquisa e sua escrita, incluindo apresentações em congressos, seminários internos, de versões parciais do trabalho. Mas é importante também conseguir leitores voluntários fora do circuito mais próximo de pesquisa, que podem ser seus colegas ou outros professores. Estabeleça, então, prazos com sua orientadora e com seus leitores voluntários para enviar os trabalhos, de maneira que eles abram espaço em suas agendas para ler e comentar, mas sobretudo, cumpra você mesmo os prazos e envie os textos na data prometida. Mesmo que o leitor voluntário seja seu melhor amigo ou seu colega de turma, o compromisso de ler o seu trabalho deve ser tratado com profissionalismo. Depois de ler um artigo científico, crie um cabeçalho com título e subtítulo da obra. Anote as referências bibliográficas em seguida. Por fim, no corpo da ficha, transcreva as citações que você pretende usar, bem como uma apreciação crítica da obra.

No Brasil, a referência de artigo científico em trabalhos acadêmicos segue as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O estudante deve se atentar aos elementos obrigatórios e às regras de apresentação. Por meio do MEF, inúmeros trabalhos com diferentes aplicações e objetivos podem ser conduzidos, sendo o mesmo plenamente aplicável para a realização de pesquisas científicas em Ortodontia. Este método, quando bem gerenciado, pode proporcionar diversas vantagens em relação a outros estudos, pela facilidade de obtenção e interpretação dos resultados. Entretanto, para a correta execução desta metodologia, é necessária a interação entre profissionais da Engenharia e da Odontologia para que se possa por em prática as idéias e obter resultados corretos e válidos. Ter um artigo rejeitado nunca é uma experiência agradável, mas ademais de normal, não é o fim do caminho. O destino de um artigo rejeitado não precisa ser a lixeira. Em lugar de considerá-la como um fracasso, a rejeição precisa ser entendida como parte desse processo de múltiplas escritas.

; SHEPHERD, G. B. How are the mighty fallen: rejected classic articles by leading economists. Journal of Economic Perspective, v. 8, n. 1, p. 165-179, 1994. ). E provavelmente os 10 a 15 restantes podem não querer admiti-lo, ou não estão enviando suficientes manuscritos para publicação. Acredite: mesmo aqueles grandes nomes mundialmente reconhecidos, já tiveram artigos rejeitados - e não necessariamente no início da carreira. Após consultar um artigo científico, é preciso cuidar da apresentação da citação, cujas regras são determinadas pela NBR 10520, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A leitura não se limita apenas a estar atualizado sobre o debate do próprio campo de pesquisa. Se o objetivo é publicar, e de acordo com a afirmação de Cassani (2011: 63ss), para escrever não basta apenas ler, é indispensável ler como escritor, de maneira de entender as características próprias do código - que inclui as regras ortográficas, as convenções gramaticais, a estrutura e o registro de cada tipo textual.

Falar a mesma língua, aqui, inclui o estilo e a retórica, pois mesmo dentro da escrita científica existem modos (e modas!) específicos para se comunicar em cada espaço específico: a escrita é diferente para um pôster, um paper, um artigo, um capítulo de livro, ou um texto monográfico. Em termos mais específicos e visando à escrita do um artigo acadêmico, ler é fundamental por três motivos principais: Essa visão histórica tem sido em geral menosprezada nos textos de autores norte-americanos e europeus, que costumam colocar a década de 1970 como o marco inicial do movimento pelo desenvolvimento sustentável, além de menosprezarem a contribuição de autores e instituições do que na época se denominava Terceiro Mundo. Vincent (1995, p. 270), por exemplo, afirma que "o movimento ecológico desenvolveu-se na esfera pública a partir dos anos 1970", tendo como referencia a criação de partidos políticos, os partidos verdes, em países europeus, mas reconhece que as origens do pensamento ecologista vêm de muito antes, e para ilustrar esse fato cita Ernst Haeckel, o cientista que criou a palavra ecologia, em 1866, na época um neologismo (VINCENT, 1995, p.

As revistas científicas decidem o que será ou não publicado com base no parecer duplo cego. Isto é, em geral, pelo menos dois pareceristas (especialistas no assunto do artigo) avaliarão o trabalho e recomendarão ao corpo editorial se o artigo está apto para ser publicado e farão sugestões para o aprimoramento do artigo. O processo é completamente anônimo, para garantir a objetividade e a lisura: nem os pareceristas sabem quem é o autor, nem o autor saberá quem foram seus pareceristas - por isso se denomina duplo cego. Em suas avaliações os pareceristas farão diversas recomendações para que autor possa melhorar seu artigo e enviar uma nova versão para o editor. Esse processo pode se repetir várias vezes (em geral duas ou três) até que os pareceristas e o editor estejam contemplados com as demandas de correção do artigo. Mc Guinness et al. 9 realizaram um estudo por meio do MEF avaliando as tensões geradas no ligamento periodontal por aparelhos tipo edgewise. Os autores relataram que resultados reais são difíceis de serem determinados experimentalmente com o mesmo grau de exatidão in vivo, porém a precisão numérica obtida com o MEF pode ser repetida e comparada com outros estudos, justificando sua aplicabilidade e eficiência em pesquisas científicas.

- de onde, ademais, se toma o exemplo do que deve ser um bom cientista, em termos de número e qualidade das publicações - nas universidades brasileiras, a escrita acadêmica não é uma disciplina obrigatória na grade, e são poucas a instituições que, mesmo nas humanidades, eventualmente oferecem cursos para ensinar a escrever. No entanto, nas mais diferentes atividades, mesmo aquelas profissionalizantes com ímpeto de intervenção ou as artísticas, escrever e publicar em periódicos científicos virou uma exigência cada vez recorrente. Devido ao contínuo uso desse método em pesquisas e às vantagens em relação a outros disponíveis, torna-se de suma importância o conhecimento da técnica, para que sua utilização possa proporcionar benefícios às pesquisas científicas em Ortodontia. Além disso, torna-se primordial que os ortodontistas clínicos conheçam os conceitos básicos do MEF para que os resultados das crescentes pesquisas possam ser mais bem entendidos, interpretados e empregados no diagnóstico, planejamento e tratamento das más oclusões. Dependendo do objetivo da pesquisa, nem sempre é necessário separar todas estas estruturas em um modelo experimental.

Assim, a inovação é um elemento essencial do modus operandi dessa organização, o que pressupõe que ela desenvolva continuamente recursos tangíveis e intangíveis para inovar permanentemente. Organização sustentável é a que simultaneamente procura ser eficiente em termos econômicos, respeitar a capacidade de suporte do meio ambiente e ser instrumento de justiça social, promovendo a inclusão social, a proteção às minorias e grupos vulneráveis, o equilíbrio entre os gêneros etc. (BARBIERI, 2007, p. 98-99). Os dois conceitos de organização podem entrar em contradição, pois inovar em bases sistemáticas pode se tornar sinônimo de degradação sistemática do meio ambiente e da vida social. Assim, uma organização inovadora sustentável "não é a que introduz novidades de qualquer tipo, mas novidades que atendam as múltiplas dimensões da sustentabilidade em bases sistemáticas e colham resultados positivos para ela, para a sociedade e o meio ambiente" (BARBIERI, 2007, p. 105).

Como diz Nobre (2002), o conceito de desenvolvimento sustentável "surgiu não só como uma noção fadada a produzir consenso, mas também como enigma a ser criticado pela sua vaguidão, imprecisão e caráter contraditório" (p. 25). Para esse autor, a força desse conceito esteve inicialmente na sua vaguidão e imprecisão, sendo que a exploração de suas contradições e fraquezas foi um caminho já trilhado que não trouxe resultados significativos. Nobre entende que esse conceito é "um veículo de um acordo político mínimo em torno dos termos em que iria se dar a sua institucionalização em nível global da problemática ambiental e como ponto de partida da disputa política a ser travada nos limites por ele traçados" (p. 26). A institucionalização a que se refere esse autor se dá no âmbito das organizações intergovernamentais, como o PNUMA, PNUD, Banco Mundial, FMI, dos governos nacionais e de ONGs com atuação internacional, como a UINC, WWF e WBCSD.

Source: https://www.todamateria.com.br

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